Como fazer do home office uma vantagem para a empresa e o colaborador?

Oferecer internet de qualidade pode ser o segredo para que seus colaboradores em home office produzam melhor. Confira nossas dicas!

O trabalho remoto veio para ficar. Por mais que a modalidade despertasse certa desconfiança nos gestores, a adaptação dos colaboradores em home office apresentou excelentes resultados.

É possível ver o índice de satisfação em diversas pesquisas: segundo o UOL, 80% dos gestores de empresas aprovam essa modalidade. Na visão dos colaboradores, 60% acham que trabalhar em casa ajudou na produtividade.

Não é à toa que muitas empresas já decidiram pela implementação do teletrabalho, mesmo que parcialmente, durante a semana.

Mas para que esses bons números sejam alcançados, é preciso que o colaborador conte com uma boa estrutura. E nesse caso, a internet estável com bom pacote de dados é indispensável.

Para entender melhor como preparar sua empresa e aproveitar esse novo cenário da melhor maneira possível, confira nossas dicas a seguir.

Como fazer o trabalho remoto dar certo na sua empresa?

Sair do trabalho presencial no escritório para adotar o trabalho remoto requer muitos pontos de adaptação e planejamento para que os resultados sejam os mesmos ou até melhores.

A digitalização da empresa, o treinamento para novas tecnologias, a liderança clara e o planejamento para oferecer a estrutura adequada aos colaboradores estão entre as principais questões que merecem o olhar da empresa.

Nesse sentido, a gestão deve estar alinhada às indicações de TI e necessidades dos funcionários para que essa adaptação seja a mais assertiva possível. Nesse contexto, vale a pena conferir as principais dicas sobre como preparar sua empresa para os colaboradores em home office:

Entenda a importância da transformação digital

A transformação digital se dá quando a empresa adota um mindset tecnológico para todos os seus setores. Isso significa a adoção de ferramentas inteligentes para os mais diversos fins.

Desde plataformas de produtividade, como o Asana, até ferramentas de videoconferência, como o Microsoft Teams, a empresa pode ser beneficiada de diversas maneiras para encontrar maior velocidade para a atuação dos colaboradores.

Além disso, a transformação digital permite que os colaboradores possam atuar remotamente com a mesma eficiência que atuavam alocados no escritório, o que beneficia os negócios e permite que os colaboradores em home office tenham maior autonomia em suas atividades.

Adote a computação em nuvem

Antigamente, para implementar sistemas tecnológicos no escritório significava ter que contar com grandes espaços dedicados aos servidores, bem como manter uma equipe dedicada à manutenção desses.

Com a evolução tecnológica, os servidores físicos passaram a atuar em nuvem, ou seja, de maneira virtual, oferecendo até maior capacidade dos servidores físicos e trazendo inúmeras vantagens para os negócios.

Entre essas vantagens, estão as possibilidades de que os colaboradores atuem em seus computadores sem que seja necessário instalar ferramentas e possam trabalhar a partir de smartphones ou tablets sem precisar estar no escritório – e nos tempos de colaboradores em home office, esse é um ponto fundamental.

Com a computação em nuvem, arquivos e dados sensíveis aos negócios ficam mais seguros, a produtividade aumenta e há grande possibilidade de fechar bons negócios em grandes distâncias sem precisar gastar com passagens e hotéis. Os benefícios são incontestáveis – não à toa, 90% das médias empresas já adotam essa tecnologia. Ficar de fora é estar ultrapassado.

Saiba mais em: como preparar sua empresa para a era da conectividade?

Forneça equipamentos para os colaboradores em home office

É preciso garantir a mínima estrutura para que o colaborador possa produzir em casa com a mesma eficiência do escritório. E isso significa oferecer as ferramentas necessárias para o dia a dia, como notebooks e, se possível, cadeira e mesa.

São itens que já estavam disponíveis no escritório e, com os colaboradores em home office, poderão ficar encostados sem uso no escritório. Com a devida estrutura e a disciplina do profissional, a adaptação será muito mais fácil.

Garanta internet de boa qualidade

É possível que os colaboradores até disponham de internet de qualidade no home office. Mas esse uso exige menos esforços do que o uso profissional.

Para garantir que reuniões via teleconferência, acesso às ferramentas em nuvem e fluidez na colaboração em equipe sejam satisfatório é indispensável oferecer um bom pacote de dados compatível com essas necessidades.

Se for o caso, vale negociar com o próprio colaborador para que faça um update em seu pacote atual e a empresa pague a pequena diferença.

Mas como saber se a internet disponível atualmente para o colaborador atende às necessidades? Para isso, vale a pena contar com uma ferramenta exclusiva que a Você Telecom criou para auxiliar seus clientes: a calculadora de internet.

Com essa calculadora, é possível entender se o uso de dados está adequado às necessidades dos colaboradores em home office e, assim, garantir alta produtividade no trabalho remoto.

Acesse agora mesmo e confira essa ferramenta exclusiva. Ela ajudará e muito sua empresa!

Compartilhe