Protegido: Entenda a conexão da sua internet e aproveite ao máximo
20 de outubro de 2020

É hora de aprender! 3 dicas essenciais para arrasar nos estudos online

Você sabia que pode potencializar a concentração com dicas essenciais? Confira nosso top 3 e melhore seu foco nos estudos!

Em 2020, a modalidade de estudos online se tornou uma opção ainda mais comum. Sem a necessidade de ir até a sala de aula, os alunos têm se organizado para adequar as aulas em seus horários livres, fazendo crescer o movimento EAD (Ensino a Distância) que, em 2019, já havia se tornado uma opção de 26% dos alunos do ensino superior. Atualmente, estima-se que 1 milhão de alunos se dedicam aos estudos online. 

Contudo, não estar presente fisicamente no ambiente de ensino pode trazer algumas dificuldades para que os alunos se concentrem. As distrações em casa podem ser mais frequentes e, assim, interferir no foco nas aulas.

Sabendo disso, trouxemos hoje 3 dicas essenciais que vão ajudar você a melhorar sua concentração nos estudos online.

1. Use ferramentas de foco para estudos online

Você já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Esta belezinha ajuda você a manter períodos de concentração que ajudam a cumprir tarefas.

A Técnica Pomodoro é simples: a cada 25 minutos, você tira 5 para descanso. Repita uma sequência de 4 vezes e, na 5ª vez, descanse por 15 minutos.

Para que dê certo, é preciso tirar qualquer distração de perto. Você precisa realmente mergulhar nesses 25 minutos de foco para alcançar máxima produtividade. Feche abas, coloque o smartphone no modo avião e siga em frente.

Para utilizar bem a Técnica Pomodoro, o ideal é recorrer a aplicativos. Na Play Store e App Store, você encontra ótimas opções, como o Tomato Timer, o Pomofocus e o Pomodoro Tracker. O lado bom destas ferramentas é que você consegue monitorar quantos pomodoros está conseguindo completar ao longo do dia e, até mesmo, identificar períodos do dia ou dias da semana em que é menos produtivo. 

Se não quiser recorrer às ferramentas pomodoro, tente utilizar o cronômetro regressivo definindo períodos de 25 minutos de foco. Daí para a frente é só arrasar nos estudos online.

2. Use ferramentas de organização e evite interrupções

Estar no computador ou smartphone e não dar uma olhadinha nas redes sociais parece meio difícil, certo? Bem, você pode utilizar extensões do Chrome, que darão uma mãozinha para impedir essa olhadinha marota. Estamos falando do StayFocused.

Com esta ferramenta utilizada diretamente no navegador, você consegue bloquear sites inteiros – no caso, as redes sociais – por intervalos que você mesmo pode definir.

Outra boa ferramenta de concentração é o cronômetro de tarefas que, como o nome diz, ajuda a identificar quanto tempo você tem gastado em determinadas tarefas, mostrando o quanto precisa se dedicar ainda mais para otimizar o tempo.

Por fim, vale lembrar das ferramentas de gerenciamento de tarefas, como Excel, Wunderlist, Asana, Trello, Evernote ou até mesmo o seu bloco de notas físico. Anotando as tarefas, você percebe como pode gerenciar melhor seu tempo e, assim, se dedicar melhor às matérias que precisa estudar.

3. Mantenha sua internet otimizada

Nada mais chato do que você querer assistir à videoaula e a internet ficar travando, não é? Por isso, sempre vale a pena recorrer a truques para otimizar o Wi-Fi, como deixar o modem em boa altura e longe de obstáculos.

Se você puder, fique o mais próximo possível do modem e utilize o cabo ethernet. Além disso, combine com seus familiares o tipo de uso da internet enquanto estiver em aula. Peça para que evitem downloads ou streaming, por exemplo.

No seu notebook ou smartphone, feche todas as abas desnecessárias e desligue aplicativos de segundo plano. E se tudo isso não trouxer a melhoria que você gostaria, dê uma olhada na nossa calculadora de internet e identifique se o seu plano atual é realmente o melhor.

Dica final: assine nossa newsletter e confira muito mais novidades sobre como usar sua internet a favor dos seus estudos. Até a próxima!

Compartilhe