Suas redes sociais com mais velocidade de compartilhamento
30 de outubro de 2020

Como fazer chamadas de vídeo sem travar?

Suas videoconferências estão travando demais e dando dor de cabeça? Confira nossas dicas para fazer suas chamadas de vídeo sem travar!

É bem provável que este ano você esteja fazendo muito mais videochamadas do que estava acostumado. Mas para que essa solução seja sempre funcional, é preciso saber como fazer as chamadas de vídeo sem travar.

Afinal, nada mais incômodo do que estar batendo um papo com alguém, ou até mesmo resolvendo questões importantes do trabalho, e ver a conversa travar continuamente.

E foi pensando nisso que hoje trouxemos algumas boas dicas que vão fazer sua próxima chamada de vídeo rodar perfeita para você utilizar as videochamadas com ainda mais conforto.

Qual é o segredo para fazer chamadas de vídeo sem travar?

Em uma chamada de vídeo, é preciso que todas as pessoas envolvidas usem as dicas que vamos oferecer para que a conversa flua sem travar. Este é o principal segredo.

Outras dicas para fazer chamadas de vídeo sem travar estão associadas ao uso da conexão, à otimização da velocidade, ao tipo de dispositivo utilizado e à ferramenta. Vamos a elas:

1. Verifique a velocidade de sua conexão

A conversa está boa, o assunto é importante, mas, de repente, a pessoa com quem você está conversando avisa que sua imagem congelou e seu áudio está cortando. Você sabe que seus equipamentos estão configurados e só pode ser a sua conexão.

Se você está fazendo a videochamada pelo Wi-Fi em sua casa e divide a conexão com outras pessoas, é possível que o sinal entregue realmente não esteja sanando todas as necessidades de uso. Para saber se este é o seu caso, é só ir diretamente para o final deste artigo e usar a ferramenta de verificação que indicamos.

2. Avalie a posição do roteador

Para oferecer o melhor sinal, o ideal é que o roteador esteja na altura do batente da porta, mas distante de obstáculos, como paredes, luminárias e outros objetos.

Se, por algum motivo o seu roteador está localizado na cozinha, mantenha-o distante de aparelhos, como o micro-ondas, que interferem diretamente no sinal.

Se você utiliza a internet em um cômodo distante do roteador, separado por muitas paredes, reavalie esta organização e tente se aproximar mais do aparelho. Quanto mais perto estiver do roteador, melhor é o uso do sinal e maiores são as chances de fazer as chamadas de vídeo sem travar.

3. Conecte o seu notebook diretamente no modem com o cabo ethernet

Para fazer chamadas de vídeo sem travar, prefira o uso do desktop em vez do celular. Além disso, conecte o computador diretamente no modem com o uso do cabo ethernet. Isso evitará utilizar uma conexão sem fio que, possivelmente, está sofrendo com bloqueios e fugas de sinal.

Alguns computadores mais recentes podem não ter a entrada para o cabo ethernet. Se esse for o seu caso, mas seu home office é definitivo, vale a pena investir em adaptadores para otimizar o sinal. 

4. Evite utilizar outras ferramentas e fazer downloads enquanto estiver na videochamada

Quanto menos aplicativos utilizados durante a videochamada, menos a banda será utilizada e mais otimizado estará o uso do sinal.

Evite, principalmente, o uso de streamings de vídeo, como o YouTube, Netflix, Amazon Prime, Globoplay e outros similares enquanto estiver em videoconferência. Assim como também é importante evitar downloads e uploads para conseguir realizar a chamada de vídeo sem travar.

5. Mantenha os aplicativos atualizados

A maioria dos aplicativos para chamadas de vídeo, como Zoom, Google Meet, Skype e Microsoft Teams oferecem links que permitem realizar uma chamada de vídeo diretamente pelo navegador – mas essa não é a melhor opção.

Prefira sempre fazer o download da ferramenta mais utilizada para suas chamadas. Isso porque isso permitirá a otimização das configurações para que o uso seja o melhor possível.

Outro ponto importante é manter essas ferramentas atualizadas com frequência. Essas atualizações permitem correções e melhorias que ajudarão você a realizar suas chamadas de vídeo sem travar.

Confira se o pacote de internet atual é o mais adequado para suas chamadas de vídeo

Se você veio do primeiro tópico direto para esta dica, ou se leu todo o artigo e quer a dica de ouro, aqui vai: utilize nossa calculadora de internet e saiba se a conexão atual é a ideal para sanar suas necessidades.

Caso não seja, vale a pena pensar em subir um degrau para, enfim, fazer suas chamadas de vídeo sem travar. Seus amigos, familiares e colegas de trabalho vão agradecer.

Compartilhe