Macapá completa 262 anos e comemora como a 2ª capital com a internet mais rápida do Brasil
3 de fevereiro de 2020
As melhores séries da Netflix de 2020
2 de setembro de 2020

7 dicas simples sobre como melhorar o wi-fi dentro de casa

Como melhorar o Wi-fi da sua casa

Se você não estiver perto do roteador, o sinal de internet chega fraco no seu celular? Você já se perguntou e pesquisou milhares de vezes como melhorar o wi-fi da sua casa e até agora nenhuma resposta? Calma. Pode ser que o problema não esteja exatamente no seu aparelho ou no próprio roteador.

E para resolver isso, alguns bons macetes podem fazer diferença no desempenho do sinal. Com nossas dicas, você ficará feliz da vida usando o wi-fi no celular em qualquer lugar da casa.

Quer saber que dicas são essas? Anota aí!

O que faz o sinal do wi-fi ficar ruim em casa?

Antes da solução, precisamos entender o problema.

Você deve imaginar ou já deve ter lido em algum lugar, que o sinal do wi-fi é propagado por meio de ondas.

Pense que você está de frente para um lago e joga uma pedra na água. As ondas que se formam começam fortes, mas perdem a intensidade conforme se expandem. Assim é com o wi-fi. O que está próximo a essa onda propagada, se beneficia com a intensidade mais forte. O que está longe, acaba recebendo apenas um movimento fraco.

Sua casa provavelmente conta com paredes, móveis e elementos decorativos que bloqueiam essas ondas e diminuem ainda mais sua intensidade. Por isso, pode ser que mesmo estando no quarto ao lado da sala, onde está o roteador, o sinal não chega tão bem no seu dispositivo.

“- OK, preciso derrubar as paredes para ter um sinal melhor?”

Calma, é bem mais simples do que isso. Como dissemos, existem alguns bons macetes que ajudam a dar uma forcinha a mais para essa onda invisível chegar com mais força no seu celular.

Qual o melhor lugar para instalar o roteador?

A primeira coisa que você tem que saber ao instalar seu roteador, é sobre qual o cômodo mais utilizado para acessar o wi-fi.

Se você passa mais tempo na sala ou no quarto perto da sala, é ali que o roteador tem que ficar posicionado. Porém, se você transita um pouco mais pelos cômodos, então pode ser que o corredor de acesso seja o melhor lugar.

O ideal é que o roteador fique em um local centralizado e de distância igual para os outros cômodos.

Qual a melhor altura para o roteador ter bom sinal de wi-fi?

Sim, a altura também influencia bastante na propagação no sinal do wi-fi. Quanto mais alto, melhor. Isso porque perto do piso é onde estão os móveis da sua casa – e como a gente disse antes, eles acabam sendo obstáculos para a qualidade do sinal.

Contudo, isso não quer dizer que você precise instalar o roteador perto do teto. O ideal é cerca de 1,70 m.

7 dicas sobre como melhorar o sinal do wi-fi para o seu celular

  1. Deixe o roteador longe de aparelhos que emitem sinais eletromagnéticos, como micro-ondas ou telefones sem fio. Além disso, não use seu celular perto desses equipamentos.
  2. Tire espelhos e superfícies metálicas de perto do roteador. Além de atuarem como barreiras, eles refletem o sinal, evitando que o wi-fi se propague.
  3. Utilize a rede certa para o seu tipo de necessidade: redes 2.4 GHz são as mais comuns no mundo. Embora alcancem boa amplitude, contam com poucos canais, o que resulta em maiores interferências e diminuição da intensidade do sinal. Já as redes 5 GHz são mais potentes no desempenho local porque têm melhor transmissão de dados e podem ser utilizadas por até 20 dispositivos simultaneamente sem perder potência. Prefira modelos de roteador dual band. Eles são indispensáveis para conexão de ultra velocidade. Sua capacidade de contar com 2 frequências permite longo alcance e sinal otimizado para os aparelhos.
  4. Evite downloads mútuos entre usuários. Combine com sua família horários de downloads e uploads, principalmente para assistir streaming e baixar grandes jogos.
  5. Utilize redes mesh. Essa tecnologia utiliza uma rede de roteadores concetados entre si. Em caso de grandes espaços ou casas com mais de um pavimento, o ideal é a utilização de uma rede mesh para evitar problemas como zonas descobertas, interferecências entre roteadores, perda da qualidade do sinal etc. 
  6. Escolha uma internet de boa qualidade. A internet de ultra velocidade sofre menos interferência e potencializa a entrega do sinal. Somando um roteador dual band bem posicionado, uma rede mesh e dispositivos compatíveis, você terá a melhor internet de sua cidade. 
  7. Escolha o melhor plano de internet conforme as necessidades de sua casa. É fundamental contar com um pacote que supra as necessidades rotineiras dos downloads upoads. 

São soluções fáceis que já podem ser colocadas em prática agora mesmo.

Ah! Ficou na dúvida se o seu plano de internet é ideal para o que você precisa? Então aqui vai a dica de ouro: confira nesta calculadora grátis e rápida qual o melhor plano de internet para a sua casa e pare de passar aperto!

Compartilhe